
Testemunhos
Testemunhos escritos:
De: Maria João
Existem imensos pontos positivos que poderia realçar sobre o curso PROA, mas há dois primordiais. O primeiro, a disponibilidade exemplar do Duarte em nos ajudar a aprimorar técnicas, resolver dúvidas e tudo isto, com uma tranquilidade e simpatia fora de série.
Em segundo lugar, aprendi a ter consciência da respiração, numa situação stressante, consigo imediatamente baixar o nível de ansiedade, de batimentos cardíacos e, fechando os olhos, controlar a origem da ansiedade, dando espaço à tranquilidade e à paz. Tornei-me um ser mais harmonioso graças ao Curso PROA. e ao Duarte.
De: Rita Seruya
O curso PROA é um mergulho nas águas mais profundas de nós mesmos.
Quando penso neste curso vejo me pequenina de mãos dadas a uma mão forte e segura, que me conduz num mergulho profundo. Um mergulho que sozinha não saberia dar.
O Duarte tem uma mestria, uma calma e uma sabedoria que nos motiva a sem medo, e ao nosso ritmo, a arte de meditar. Digo arte porque tudo na vida deveria ser feito com o cuidado, o amor e a inspiração que o Duarte dedica a este curso e a todos que nele participam.
Se meditar e os vários tipos de meditação que existem, eram para mim desconhecidos e difíceis, hoje fazem já parte integrante do meu vocabulário e da minha vida.
O encontro entre a mente, espírito, corpo e as nossas emoções é brutal e muitas vezes não é linear. E essa viagem não tem que ser solitária, nada como uma optima companhia que nos dá a segurança e a sabedoria para vivermos esse encontro.
Com a ajuda do Duarte, encontrei um Porto Seguro em mim, onde tudo o que sinto é válido e aceite. e está tudo bem...
A meditação para mim é um portal para uma nova dimensão onde a arte do Sentir nos convida ao encontro de nós próprios e dos outros.
De: Patrícia Barão
O curso PROA é muito mais que um curso de meditação. O Duarte tem a mestria de nos passar ensinamentos e experiências que nos transformam para a vida.
Este curso não podia ter vindo em melhor hora, plena pandemia, momentos de grande tensão profissional e pessoal e o mundo virado do avesso. Este curso ajudou-me a incorporar ainda mais a prática da meditação no meu dia a dia, a viver mais o presente, a sentir todas as emoções e sensações no corpo, a aceitar e a agradecer. Temos poderes incríveis dentro de nós e este curso ensina-nos a chegar lá e a potenciar essas capacidades ao máximo para vivermos de uma forma plena e em harmonia com o nosso verdadeiro Eu.
As partilhas e experiências inspiradoras do Duarte, aliadas a um conhecimento profundo da prática da mediação, são difíceis de encontrar em Portugal. Por isso agradeço do fundo do coração toda a dedicação, entrega e generosidade sentida em cada aula, em cada meditação, em cada partilha. Aconselho vivamente este curso a todos os que procuram o crescimento e a melhor versão de si mesmo.
DE: Cátia Santos
Agora sim Alegria
Gosto muito da forma como conduzes as sessões, porque permites que dentro das experiências que partilhas e do espaço que dás para que cada um incorpore a aprendizagem com as suas próprias experiências. É muito importante também a proximidade em que transmites partilhando que também estás num processo de aprendizagem.
A minha busca era sentir, respirar e com o PROA consigo mergulhar mais na minha essência, sentir o que o meu coração quer dizer. Sinto que a busca pela escuta ativa da minha intuição já entrou num caminho que tu ajudaste a desbravar.
De: MTX
Este curso tem sido muito positivo para mim, no sentido de que me tem ajudado a lidar e a explorar melhor o meu eu interior, as minhas emoções e o lado afectivo, e em consequência, o meu crescimento pessoal; a gestão do stress e ansiedade nesta fase de pandemia.
Obrigada Duarte
De: Maria Monteiro
Neste 1º módulo do PROA. estou a aprender a “olhar de verdade para dentro de mim”. Não se trata de me sentar de olhos fechados a ouvir uma música calma ou uma voz suave que me proporciona uma viagem imaginária. Com este curso estou a aprender que posso, através da respiração, prestar mais atenção a cada movimento no meu corpo e que cada um desses movimentos me dá informação sobre “como estou” e “quem sou”. Para mim tem sido um excelente movimento de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Tem sido uma excelente experiência! Obrigada Duarte!
De: Edviges
Para mim que pratico yoga a algum tempo, este curso ajudou-me a interpretar alguns dos sinais que o meu corpo me vai dando, a ter consciência. Aprendi muito, senti uma grande subtileza em cada palavra. Obrigado
De: Diana Gonçalves
Recursos Humanos
Foi muito importante para mim ter feito este curso, ajudou-me a ter mais consciência de mim e do que se passa à minha volta. Gostei muito das meditações guiadas, e dos exercícios, apesar do meio ser à distância, este Treino tem um impacto muito profundo, a tua voz é suave e firme ao mesmo tempo, transmites segurança e serenidade. Muito Grata.
Diana.
De: Elisabete
Primeiro quero muito agradecer-te pela preciosa ajudada que me deste. Nem imaginas a mais valia que foi
Apesar do método não ser completamente novo para mim, é um trabalho que estou a fazer comigo... Pois tornar as emoções conscientes e falar sobre elas está a ser um grande desafio para mim.
E digo te, depois de fazer o teu Treino, resolvi uma grande questão profissional que já estava a ganhar umas proporções desgastantes... Então empoderei-me do medo que me bloqueava e desta vez fiz diferente, graças ao teu método.
Agora sempre que me acontece algo destruturante lembro me sempre do PROA e como por magia parece que tudo fica imediatamente melhor é como que os sintomas físicos desaparecessem.
Obrigada pela aprendizagem proporcionada.
Elisabete
De: Elsa
Foi uma experiência muito enriquecedora levando-me a reavivar memórias que precisavam de voltar de modo a ficarem definitivamente arrumadas e não interferirem negativamente no meu estágio atual. Foi gratificante descobrir, em todas e cada uma delas, algo de positivo . Todas juntas, as boas e as menos agradáveis, refletem-se na pessoa que sou hoje. Reforcei muito o sentimento de Gostar de Mim!
O conhecimento e sensibilidade do Duarte revelaram-se essenciais neste processo, pelo acompanhamento personalizado que deu, em cada passo que apresentasse maior dificuldade. A sua disponibilidade, profissionalismo e generosidade fizeram a diferença.
Foi um desafio ganho que se reflete hoje num maior autoconhecimento e sensação de bem estar! Grata
De: Joana M.
Estes 21 dias deram-me a oportunidade de dar um forcing a mim mesma e àquilo que mais preciso dar atenção neste momento, que é o facto de me sentir limitada. Os exercícios, sobretudo os escritos, ajudaram-me a ir fundo nesse tema, trazendo para a consciência os mecanismos de defesa utilizados, como o auto-boicote. No fundo, perceber como essa sensação de limitação, de certa forma, era mais confortável do que lidar com o fazer diferente.
Ter trazido isso para a consciência foi sem dúvida uma descoberta/conquista enriquecedora, e permitir-me trabalhar a partir daí, ao meu ritmo :)
Ah e a questão tão, ou mais importante, que é, olhar para aquilo que nos é desconfortável com gratidão, curiosidade, respeito e amor.
Isso é sem dúvida dos ensinamentos mais importantes no caminho pessoal de qualquer um.
Joana M.
De: Luísa
Olá Duarte, estes exercícios do Método PROA têm sido o treino mais importante que consegui na area da meditação, sou principiante nisto, e estou a encontrar a minha forma de tornar o Treino útil como conhecimento para mim. E assim tenho feito com sucesso já que, embora numa fase dura me tenho conseguido manter tranquila , focada e em paz.
Só hoje consegui fazer o dia 13 e o 14 dia e tive uma experiência interessante. Tenho estado com uma tendinite massiva no ombro direito, com bolsas de liquido já instaladas perto dos tendões , as dores por vezes são chatas e ja descem pelo braço até perto do cotovelo . Na verdade não tenho conseguido dar- lhe o repouso que necessita. Hoje depois dos exercícios fiquei sem dor , coisa que não me sucedia há meses. Beijinhos e obrigada por esta caminhada.
Luísa.
De: Mafalda Arnauth - Cantora e terapeuta
Sinto que nunca a palavra “mergulho” foi tão coerente com este processo dos 21 dias acompanhado pelo Duarte, ou não fosse ele o verdadeiro “Homem do mar”. E, claramente, das marés.
O Método PROA ajudou-me a estar mais no verdadeiro “estado”. Regressar ao que É, quando está a ser. E a diversidade e/ou subtileza de cada exercício de respiração, a par da investigação detalhada sugerida pelo Duarte ajudou a que mesmo nos momentos em que me dou conta de agitações e conflitos, algo se aquieta um pouco nesse momento, como se algo em mim andasse a brincar às escondidas, mas apenas a desejar ser descoberto. E percebi que a tomada de consciência de um estado, uma emoção, um sentimento, raramente se revela pior do que a sugestão de que “algo” está lá. Porque esse “algo” não visto pode tomar proporções desnecessárias apenas para isso: ser visto.
Grata ao Duarte por este exercício de reconhecimento e de caminho na nossa Inteireza.
Mafalda Arnauth
De: Maria João - Relações Públicas
Ao longo dos 21 dias, nem sempre foi fácil. Muitas vezes adormeci a ouvir os audios, outras vezes, tinha a mente demasiado agitada e tinha dificuldade em concentrar-me e alienar-me das teias da mente.
Houve alguns audios deliciosos e um dos que mais gostei foi o da história da lição 14. Esta história deveria ser partilhada com as pessoas à nossa volta. Explica muitos dos temas com os quais nos debatemos e questionamos. Por vezes, ao longo de toda uma vida.
Graças a este curso e particularmente a uma conversa que tive contigo a um dado momento, venci 2 obstáculos que havia criado eu própria e dos quais não havia forma de superar: o regresso à prática do exercício físico e o reencontro de uma alimentação saudável e adequada.
Sentia-me insatisfeita (infeliz até) com o meu corpo e sobretudo comigo própria por nada fazer para mudar. Tinha perfeita consciência do tema mas sentia-me incapaz, desmotivada... hoje parece-me um perfeito disparate ter sido prisioneira da minha própria mente. E por me ter agarrado a uma inércia, a uma preguiça... difícil dar nome ao que me impedia de recuperar o meu lado saudável.
Passaram poucos dias mas sinto-me já outra. Purificada. E sobretudo feliz por respeitar o meu corpo, assentando a minha alimentação numa base saudável.
Parece algo insignificante mas foi um passo gigante!
Obrigada, Duarte. Por me teres desafiado a parar e a olhar para dentro. E a voltar a cuidar de mim.
Bem hajas e que o teu curso possa chegar a muita gente.
Maria João
Testemunhos da 3ª edição (do trabalho do perdão):
De: Joana Rombert
Gostei muito e foi bastante libertador. Gosto de ser alternado exercícios de escrita e meditação. Acho que este trabalho do perdão está fantástico..mesmo muito bom! Fiz de uma parte de mim que me queria libertar! Obrigado por me convidares a participar nesta viagem espiritual! Foi bom este encontro! grata a ti!
De: - Joana A.
"Olá Duarte. Queria agradecer-te este trabalho. Foi muito mais do que um “o perdão liberta”. No final foi muito mais um trabalho de auto-consciência, de desapego e de aceitação (prática à séria mais do que as palavras em si, tantas vezes utilizadas) do que propriamente perdoar o outro (afinal perdoar o outro não era a questão principal). Beijinho."
De: Gilda S.
"Senti-me mais livre e aliviada. Sempre que acabava um exercício , sentia-me quase a voar. Uma sensação de liberdade incrível.
Gostei de tudo. Achei fantástico o modo como o Duarte desenvolveu este workshop e a disponibilidade que sempre demonstrou. Obrigada, Obrigada e mais uma vez obrigada. Gratidão enorme .Um abraço da Madeira"
De: Sílvia G.
"Senti me leve e tranquila.. consegui chorar, consegui a luz e a caminho da paz interior."
De Carla S.
"É maravilhosos mergulharmos em nós e no que sentirmos e termos a capacidade de deixar ir sentimentos e mágoas que habitavam em nós. Ficamos mais em paz e mais leves."
De Ana Fernandes
"Começando por partilhar uma frase que li um dia e que, desde logo, se tornou muito especial para mim “A tua tarefa não é buscar amor, mas simplesmente buscar e encontrar dentro de ti, todas as barreiras que tu próprio construíste contra o amor.” by, Rumi, a verdade é que ao longo destes 9 dias o que senti foi um "derrubar" das tais barreiras que acabamos por criar, principalmente, quando nos sentimos magoados ou injustiçados perante alguma situação ou face a alguém que não nos tratou de acordo com o que gostaríamos. Na verdade, muito te agradeço pela tua amabilidade em disponibilizares ferramentas que nos permitem trabalhar interiormente de forma a sarar as feridas ou mágoas que acabariam por nos acompanhar a vida inteira, criando verdadeiros bloqueios na nossa caminhada. Acresce ainda que,perante este momento de grandes incertezas quanto ao futuro e que nós tem obrigado a ficar mais isolados socialmente, acredito que este desafio do perdão teve um impacto bem mais positivo e que nos permitiu desfrutar de modo mais eficaz de todos os seus efeitos. Uma vez mais, grata pelo teu gesto de carinho e solidariedade em partilhares connosco este exercício tão importante para a caminhada de cada um de nós."
De Helena
"Foi libertador... chorei... tomei consciência de que eu posso fazer acontecer... pode demorar um pouco mas é possível perdoar e sentir o quanto ele liberta... está em mim e o fazer é por mim! Foi bom, funciona!"