
rOTINAS PROA
Quero entrar para as Rotinas PROA e ter acesso directo ao grupo restrito, no whatsapp.
Precisas de motivação, força e ajuda para criares hábitos saudáveis e conscientes?
Solução
Programa ROTINAS PROA:
Este grupo é para quem:
- Já sabe que rotinas de desporto, meditação e introspeção dão saúde física, emocional e mental.
- Está farto de desistir de si próprio.
- Sente que precisa de disciplina verdadeira, não só de motivação passageira.
- Quer transformar o corpo, ter a mente com mais clareza e sentir mais a alma.
Não importa se corres, se fazes flexões, ou apenas começas com 10 agachamentos ou se vais uma hora para o ginásio, ou se fazes o teu desporto de eleição, o mais importante é o compromisso:
- todos os dias, sem falhar.
É um regresso a ti mesmo.
Se aceitas esta chamada para a acção, a tua jornada começa agora.
Traz um amigo/a que queira ser o teu par de Rotinas PROA para haver mais compromisso, mesmo fora do grupo.
São 160 dias para criar disciplina no corpo, clareza na mente e sentires a presença da alma.
Estrutura diária de rotinas:
- Corpo: Fazer exercício diário à tua escolha (se não souberes qual fazer segue o batismo deste desafio aqui em baixo).
- Mente: Responder diariamente às perguntas do livro: A tua jornada do herói.
- Espirito: Fazer as propostas dos primeiros 7 dias do batismo e também a meditação diária, de preferência logo a seguir ao exercício físico (ou numa altura do dia que tenhas mais energia, para que não adormeças durantes a meditação). A meditação é à tua escolha e nesta página tens várias meditações que podes escolher e nos encontros zoom de domingo de 15 em 15 dias também podemos meditar em conjunto e podes aprender mais técnicas. Se quiseres aprender mais e aprofundar a tua técnica e tudo o que envolve a meditação podes adquirir o livro: O Poder da Meditação, aqui.
o Livro: A Tua Jornada do Herói podes adquirir aqui
Notas importantes:
Nota 1 - Este desafio pretende criar um grupo de pessoas comprometidas consigo próprias e também com o grupo, para que seja mais fácil para todos termos rotinas saudáveis e que favoreçam o bem estar geral.
Nota 2 - Este desafio não é nenhum curso de meditação. Eu coloco vídeos e informações que ajudam a começar a meditar para quem nunca meditou. O curso para saber meditar, gerir emoções e desenvolver uma ligação espiritual, e muito mais, é o Curso PROA.
Nota 3 - É muito importante perceberes porque é que queres fazer este desafio, qual o significado que dás a ele. Quem não tem motivação para iniciar ou manter o compromisso está desligado/a do significado que dá ou pode dar a este desafio. No meu caso o significado que dou a este desafio é: ajudar pessoas a manter a mente e o corpo saudáveis e crescer a nível pessoal/espiritual e com isso fazer o mesmo para mim próprio, porque percebo que se fizer isso, toda a minha vida corre muito melhor e posso assim viver no meu máximo potencial.
O Baptismo PROA, o Desafio inicial de 7 dias:
Dia 1 - O que custa é começar!
Corpo: 20 agachamentos + 10 flexões (adaptar se necessário).
Mente: (pergunta do dia): Quais são os teus objetivos neste momento da tua vida ao nível do Ser/Ter/Fazer? Especifica em todas as áreas da tua vida: Relações, Saúde, Passatempos, Trabalho, Finanças, Família e mais o que quiseres especificar. O ideal é começares pelo SER e depois Fazer e de seguida pelo TER. Digo isto porque quando tens bem claro, dentro de ti, a visão de ti mesmo que corresponde à tua melhor versão, a parte do “fazer” e do “ter” torna-se mais natural e fácil perceber.
Espírito: escrever num papel “Eu não desisto de mim” e guardar no bolso apenas + a Meditação à escolha.
Dia 2 - O meu querido corpo!
Corpo: caminhada de 15 min em ritmo rápido OU 15 burpees (adaptar se necessário).
Mente (pergunta do dia): Quando é que queres atingir estes objetivos e intenções? Coloca datas para cada objetivo.
Espírito: antes de dormir, 1 minuto em silêncio a agradecer ao corpo + a Meditação à tua escolha (tens exemplos nesta página).
Dia 3 - Estou a entrar no ritmo!
Corpo: 4 séries de 30 segundos em prancha + 10 saltos no lugar (adaptar se necessário).
Mente (pergunta do dia): Qual o teu nível de comprometimento de 0 a 10, com os teus objetivos de vida neste momento?
Espírito: escrever esse peso num papel e rasgar ou queimar + a Meditação à tua escolha (tens exemplos nesta página).
Dia 4 - Bora lá!
Corpo: 3 séries de 10 flexões + 10 abdominais + 10 agachamentos (adaptar se necessário).
Mente (pergunta do dia): Se não é 10, o que é que te está a impedir ou travar?
Espírito: tomar banho frio de 30 segundos (limpeza simbólica) + a Meditação à tua escolha (tens exemplos nesta página).
Dia 5 - Acompanhado é mais fácil!
Corpo: caminhada, corrida ou bicicleta com alguém (ou partilha no grupo como te sentiste).
Mente (pergunta do dia): Qual destes objetivos que escreveste, se cumprido, poderia facilitar a concretização de todos os outros?
Espírito: dedicar o treino a essa pessoa + a Meditação à escolha (tens exemplos nesta página).
Dia 6 - Eu consigo!
Corpo: escolher o exercício mais difícil da semana e duplicar as repetições.
Mente (pergunta do dia): Como é que te vais sentir depois de atingires o que queres ser/fazer/ter?
Espírito: soltar um grito de libertação após o treino. E sorri! + a Meditação à escolha (tens exemplos nesta página).
Dia 7 - Comprometimento!
Corpo: treino à tua escolha (repetir os exercícios preferidos da semana). Vai ser este treino que te vais comprometer durante 160 dias.
Mente (pergunta do dia): Qual é o significado que dás aquilo que queres ser/fazer/ter?
Espírito: escrever no grupo o teu juramento: “Comprometo-me a…" + a Meditação à escolha (tens exemplos nesta página).
Do 8º dia ao 160º:
Todos os dias:
- Exercício físico simples e adaptável (10 min a 1 hora) que escolheste dia 7.
- Continuar com as Perguntas do Livro: A Tua Jornada do Herói (160 perguntas em sequência). As perguntas serão lançadas no grupo de whatsapp diariamente.
- Meditação/respiração curta (5/10 min) com intenção pessoal. Escolhe qual é a tua durante os 160 dias. Tens aqui em baixo uns exemplos que podes seguir.
De 15 em 15 dias:
Check-ins quinzenais em grupo (zoom) para partilha e conheceres o grupo. Reflexões sobre a maior vitória dos 15 dias e a maior dificuldade, sobre as perguntas do dia, sobre as respirações ou meditações que fizeste e para perceberes que não estás sozinho.
De 30 em 30 dias:
Encontro mensal em grupo para fazermos uma caminhada na natureza (data a marcar em grupo)
Rituais fixos diários no grupo:
Publicação diária no grupo:
✅ Um feito após treino diário
✅ Um feito à pergunta do dia✅ Um feito ao exercício de respiração/meditação
O que vamos construir aqui é um corpo mais activo, mais saudável, uma mente mais consciente e focada e a tua alma agradece.
1ª sessão
Atitude mental perante a meditação
Meditações guiadas
O Livro: A Tua Jornada
do Herói.
Escrevi este livro depois de perceber que, ao fazer um certo tipo de perguntas, conseguia entrar mais dentro de mim próprio e ao mesmo tempo fazer um zoom out e ter acesso às respostas que precisava de viver, para ultrapassar um momento difícil da minha vida.
Esse momento, que me levou a criar e compilar estas perguntas, foi uma crise existencial, quando decidi trocar de profissão, deixei o mundo do Kitesurf, a minha escola de kitesurf, que durou 21 anos, e que me deu praticamente tudo o que eu tenho agora, para me dedicar a 100% à facilitação do desenvolvimento pessoal e à passagem da minha mensagem espiritual.
Todos nós já passamos por vários momentos muito difíceis ao longo da vida. Todos nós já saímos mais fortes depois de atravessarmos um desafio grande. Aqueles episódios da nossa vida que na maioria das vezes nem sequer escolhemos viver. Eles simplesmente aconteceram. Talvez devido a escolhas que fizemos no passado, ou não.
Normalmente são momentos inesperados. Pode ter sido uma relação amorosa, um acidente, uma doença, uma aventura ou uma viagem que teve um determinado desafio, que nós superámos e de onde saímos mais fortes e com mais recursos internos.
A questão é que muitas vezes não temos consciência da força com que ficamos depois de ultrapassarmos esses desafios, nem das aprendizagens que esses momentos nos podem trazer para crescermos. Ficamos tão envolvidos no desafio que só vemos o lado negativo.
O Objetivo deste livro é fazer com que te conheças muito melhor, percebas quais são os teus recursos internos, aqueles que te permitem ultrapassar obstáculos, os teus dons e capacidades de seres o teu próprio herói, valores pessoais, visão pessoal, missão e propósito, para que tenhas uma vida mais alinhada com a vontade da tua alma.
Bem vindo,
Duarte Coelho


O livro: O Poder da Meditação.
A meditação aqui explicada de forma detalhada e prática é usada para fazer ajudar na integração e libertação emocional e também para aumentar a intuição através da ligação espiritual e ligação ao corpo.
O corpo está directamente ligado ao espírito. É preciso saber como senti-lo no corpo para que essa ligação seja útil e prática, caso contrário serve apenas para acalmar a mente e o corpo, o que só por si já é extremamente benéfico.
A meditação em silêncio como explicada nos registos mais antigos que existem sobre o tema, não é para todos, no entanto todas as pessoas que decidem experimentar e ter alguma regularidade na sua prática, sentem que lhes muda totalmente a vida e a forma como lidam com os seus pensamentos e emoções e na forma como se vêm a si próprias.
A meditação é provavelmente o melhor treino mental que o ser humano pode fazer para conectar-se consigo próprio, para gerir emoções e para se ligar à sua intuição e à sua paz interna. Vamos perceber como ao longo deste livro.
A história que vou contar de seguida, reflete muito bem o estado actual de algumas pessoas:
- Um homem vai ao psicólogo e conta-lhe o seu sonho recorrente, que tem há anos. Ele conta que no seu sonho encontra-se preso numa sala. Existe apenas uma porta que é a única saída daquela sala. Ele tenta abrir a porta e ela não se abre. Procura a chave por todo o lado e não a encontra. No sonho ele está desesperado, cheio de medo e por mais força que faça para a abrir ela não se abre. Sente-se desesperado e em pânico.
Depois de ouvir o sonho do homem, o psicólogo sugere que na próxima vez que tiver este sonho, ele tente abrir a porta no sentido oposto. Então quando ele volta a ter aquele sonho, consegue lembrar-se, dentro do sonho, do que o psicólogo lhe disse e descobre que a porta abre para dentro, suavemente, e nem sequer estava trancada.
Muitas pessoas têm este sentimento nas suas vidas. Sentem-se trancadas dentro das suas vidas. A sociedade continua a vender-lhes uma ideia falsa de felicidade. Para sair de um sofrimento profundo, dizem-lhes que a solução é para fora. Que a felicidade é possível atingir com a parte material, com coisas que podes comprar, com actividades e experiências que podes fazer. Vendem a ideia de que é através de amores e relações perfeitas que saímos da dor. Que assim se vão libertar para uma nova vida.
Todos nós procuramos a felicidade. Neste aspecto somos todos iguais. Mas o que não nos ensinam é que a felicidade é um estado de espírito, um estado emocional temporário, impermanente, que não se atinge nem se adquire lá fora, no mundo exterior.
Há medida que o tempo passa e a nossa idade vai avançando, existem sonhos que vão caindo. É natural. Expectactivas que não são cumpridas. Tornamo-nos mais realistas em relação às portas para o exterior que vamos abrindo percebendo que afinal, não nos dão, ou não recebemos o que estávamos à espera e ficamos desiludidos. Não podemos colocar a responsabilidade do que sentimos em cima dos acontecimentos externos porque esses pouco ou nada controlamos. São as portas para dentro que precisamos de abrir para vivermos em paz, as portas para o nosso mundo interior e resolvê-lo.
eu tornei-me praticante
das rotinas saudáveis!
Quem me conhece sabe que o meu valor mais alto é a LIBERDADE, sempre foi! E sempre acreditei que a rotina me ia "prender" e sempre a rejeitei, até ao dia que percebi que é exatamente ao contrário, que a disciplina e a rotina me dão liberdade.
E porquê?
- Porque já tenho muitas responsabilidades durante o dia e SER LIVRE é ter capacidade para gerir todas essas responsabilidades de forma saudável e ao mesmo tempo, dedicar tempo/espaço para o que mais gosto e me mantem essa saúde física e mental, como o desporto, meditação e à elevação da minha consciência.
Duarte Coelho
P.s. Existe um livro que também te pode ajudar a criar bons hábitos e a deixar os maus: "Hábitos atómicos" do James Clear.
