top of page
Buscar

A capacidade de te surpreenderes



ree

Muitas vezes entramos numa rotina, num hábito ou numa normalidade menos boa, que em nada ajuda a sentir a intensidade boa e real da vida. Nós adultos, fomos perdendo esta capacidade de nos surpreendermos com as coisas simples da vida. Muitas vezes entramos numa normalidade monótona e pouco entusiasmada com a vida, mas isso pode mudar se quisermos.


Com o decorrer da vida, dos desafios e dores naturais, ficamos menos entusiasmados e menos sensíveis, apenas para não nos desiludirmos nem sofrermos mais. Mas isto é um "pau de dois bicos" porque, ao não sentirmos dor, também dificilmente sentimos a intensidade do prazer, e isso reflete-se em todas as áreas da vida.


A sensibilidade é uma "moeda" que, dum lado tem a dor e do outro tem o prazer, não dá para separar os dois. A questão é saber sentir dor sem sofrer, libertando as emoções que estão associadas às sensações de dor. Isto faz-se com treino. Vamos ver as formas de o fazer no curso PROA.


Esta atitude sensível, curiosa e entusiasmada pode ser resgatada, para o nosso bem-maior. Facilmente julgamos quem ainda a tenha, até talvez sentir um pouco de vergonha alheia, por ver uma pessoa entusiasmada com algo banal. Achamos natural quando é uma criança a mostrar entusiasmo com algo simples. Tem "desculpa", porque nasceu há pouco tempo, está a ver e a sentir tudo pela primeira vez. Para elas tudo o que têm à sua frente, cheiram, saboreiam e tocam é especial e surpreendente. É por ser novo. Elas buscam o novo.


Com o passar do tempo, fomos perdendo a capacidade de contemplarmos e de ver a magia da vida nos pormenores.

A boa notícia é que podemos resgatar esta atitude de curiosidade e espanto com este mundo. É uma intenção e um objetivo que podemos adoptar internamente, não temos sequer que mostrar a ninguém, é uma coisa que se vive dentro e faz toda a diferença no dia-a-dia.


Ainda há poucos minutos, fui à cozinha beber um copo de água e de repente ao olhar pela janela reparo que tinha começado a chover, e ainda estava sol. Comecei à procura do arco íris e a pensar como é mágico este Planeta, que deixa cair água do céu em forma de pequenas gotas, para regar as plantas e limpar o ambiente. Tudo pode ser surpreendente e entusiasmante, se conseguirmos resgatar esta atitude mental de curiosidade inocente e pura, como se fossemos crianças. Quando fazemos isso a vida muda para muito melhor.

Experimenta ter esta atitude de fazer a mesma coisa que costumas fazer, mas como se fosse a primeira vez que o estás a fazer, com curiosidade, desenvolvendo a capacidade de te surpreenderes com o que pode acontecer. Podes até dar um novo significado àquilo que habitualmente já fazes.


Para além desta atitude existe outra reflexão interessante que podemos fazer. Muitas vezes fazes as coisas no teu dia-a-dia de uma forma automática. Já não precisas de dar muita atenção ao que fazes com o corpo, como por exemplo ao conduzir ou ao fazer um desporto que já estás habituado. Nota que quando isso acontece a tua atenção pode divagar para outros planos ou pensamentos, e nessas alturas estás a fazer algo com o corpo, mas a tua consciência e atenção já não estão no corpo, ou na ação que estás a desempenhar.


Isso, por um lado, é bom porque quer dizer que já és bom e eficiente naquilo que fazes com o corpo e mente, mas por outro lado é negativo porque a tua atenção não está ligada ao corpo. Quando a tua mente não está a dar atenção ao que o corpo está a fazer, quer dizer que ela está algures no passado ou no futuro. É como se estivesses em dois sítios ao mesmo tempo, o teu corpo num e a tua consciência, ou atenção, noutro.


Para estares realmente no momento presente, o corpo e a consciência têm de estar ligados.

As perguntas que te podem ajudar a teres esta atitude de novidade em relação à vida, e por isso mudar totalmente a forma como estás a viver determinada situação, são estas:


1 - O que podes fazer hoje que seja novo para ti, por mais pequena que seja essa accão?

2 - Que nova atitude podes ter hoje, em relação àquilo que já te é habitual?

3 - Que novo pensamento ou emoção podes trazer para aquele momento que parece sempre igual?

4 - Que nova perspectiva da tua vida podes adotar agora, para te trazer boas emoções e sensações?

5 - Que nova energia podes trazer para este momento que estás a passar agora?

6 - Que nova emoção ou pensamento podes associar agora, àquilo que não te é satisfatório e que precisas de realizar?

7 - Que nova forma de agir podes adotar para mudar aquilo que precisas de mudar?

8 - Quais as formas de agir, maneiras de viver ou situações que podes viver agora, através das quais sentes mais a tua inocência?

Talvez brincar com o teu filho(a) ou com o teu animal de estimação? Talvez a desenhar? Podem ser coisas muito simples. Podes resgatar novamente uma nova forma de voltares a sentir o que sentias. Podem ser coisas simples e "pequenas", como tomar um banho na praia ou comer um gelado, como se fosse uma coisa nova.


Convido-te a procurares o novo no que já te é habitual. Surpreende-te nesta procura. Aproveita esta tua capacidade.


Beijinhos e abraços,

Duarte (14 maio 2018)

 
 
 

Comentários


Inscrições

Indra - Escola de Consciência 

​​​Tel: (00351) 916131947

duartebcoelho@gmail.com

O que pretende? Obrigatório

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn

© 2024 por Duarte Coelho. Criado por Indra - Escola de Consciência

bottom of page