As 3 atitudes que nos separam de nós mesmos.
- duarte coelho
- 15 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2024

Elas são a resistência, a negação e projeção das emoções que não conseguimos lidar e gerir dentro de nós mesmos.
O nosso ego ou personalidade (para efeitos deste livro, são sinónimos), existe porque acredita que estamos separados dos outros e da nossa própria essência e de Deus, Vida, Energia Universal ou Amor com "A" grande (que também são sinónimos para o efeito deste livro). Esta separação sentida causa muita dor, que aumenta quando sentimos as emoções que temos vindo a falar, como a culpa, medo e raiva.
Como acreditamos que estamos separados, e como a dor destas 3 emoções é tão avassaladora, o ego diz-nos que a forma mais fácil e eficaz de nos livrarmos delas, é primeiro resistir ao sentir, depois negá-las, abafá-las e colocar a causa do que sentimos fora de nós. Mete-las "debaixo do tapete" para ver se não as vemos nem as sentimos.
Isto pode funcionar durante um breve período de tempo mas se a culpa e a raiva forem demasiado grandes, o ego diz-nos que ainda temos outra opção que é projectá-las nos outros ou na Vida, de forma que já não tenha nada a ver connosco. Assim o mal passa a vir de fora. A responsabilidade pelo nosso mal-estar passa a ser da outra pessoa e então sentimos raiva dela. Acreditamos que assim é mais fácil lidar com o mal, porque nos podemos separar fisicamente e psicologicamente da origem da dor que sentimos, ou seja, das pessoas que nós apontamos como causadoras e culpadas do mal que sentimos.
O que o ego não nos diz que é a culpa continua cá, escondida e abafada no subconsciente e até aumenta se tentarmos colocá-la do lado de fora.
O que vamos ter de fazer é arranjar outra estratégia, porque assim não dá para criar paz dentro nem fora de nós.
Temos visto e sentido na pele as consequências desta forma de pensar e de acreditar. Essas consequências são guerras e conflitos entre pessoas, famílias, povos e nações.
Este livro mostra-te uma nova forma de pensar, de sentir e de resolver a culpa, a raiva e o medo, para que sintas paz internamente.
O 1º passo é assumir a responsabilidade pelo que pensamos e sentimos. Podemos fazer isto aos poucos mas eventualmente iremos chegar ao ponto onde assumimos 100% de responsabilidade por tudo o que sentimos. Iremos ver como neste curso.
Comentários